sábado, 24 de maio de 2008

Seguindo na onda do “ecologicamente correto”, estou fazendo sacolas de tecido que podem ser usadas para carregar as compras, dispensando os sacos plásticos que estão nos sufocando.

Literalmente nos sufocando - Estima-se que no mundo são utilizados UM MILHÃO DE SACOS PLÁSTICOS POR MINUTO!!!

Grande parte deles, quando descartados, vão parar nos oceanos matando aves marinhas, baleias, golfinhos, focas e tartarugas que confundem os diversos tipos de plástico com comida e acabam morrendo asfixiados. Para se ter uma idéia, em 2002 uma baleia chegou à costa da Normandia com cerca de 800 kg de sacos plásticos no estômago!!!

Para diminuir esta enorme quantidade de sacos é uma boa idéia ter sempre com você uma sacola de uso permanente. Pode ser de pano, lona, papelão ou mesmo de plástico – o importante é que seja PERMANENTE e não descartável.

As que estou fazendo são dobráveis e cabem dentro da bolsa, no porta-luvas do carro e estão sempre à mão. É surpreendente a quantidade de compras que cabe em uma sacola de 48 x 36 x 15. Fotografei as coisas que trouxe na minha última ida ao supermercado.


Esta é a sacola dobrada e aberta.
Aqui a “sacola cheia”


Que nem estava tão cheia assim...

E tudo o que saiu de dentro dela...
Ah, ela é resistente também.
Na próxima semana mostro as sacolas que um amigo está estampando com o símbolo da reciclagem. Acho que vão ficar muito bonitas.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Qual é o nome dele?


Este é o Bichote. Ou será Bichão? Ou será...

Já vi por aí com diversos nomes (até "feijãozinho", que achei muito feio!!), mas aqui em casa chamávamos de Bichote, que é derivado de Bichão, que é como foi batizado pela minha irmã, quando ganhou o primeiro, para a Fabíola.

Daí eles entraram para a família e todos os netos da minha mãe tiveram o seu. É um travesseirinho fofo que serve para abraçar na hora de dormir, acariciar na hora de mamar ou carregar por aí a toda hora.

Aí estão: a Fabíola com o primeiro e a Helena no dia em que ganhou dois de uma vez. Estas são as minhas sobrinhas - a mais velha e a mais nova - ambas são minhas afilhadas.
E este é meu filho Pedro, feliz da vida, no meu colo e segurando seu Bichote... em 1987 !!!

Agora que a criançada da família já cresceu eu preservo a memória dos bichões/bichotes e faço para presentear amigas e para vender.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Já faz um tempão que não coloco fotos no blog, mas foi falta de tempo.
Uma amiga encomendou uma bolsa-bebê amarelinha e aí surgiu esta. Gostei dela e fiquei imaginando ela em outras cores - rosa, lilás, verdinha...
Fiz mais algumas necessaires e pretendo vendê-las para o dia das mães. Esse tecido com estampa delicada em rosa é muito bonito:
Tirei uma foto das necessaires que fiz, com estampas variadas:

Estou procurando alternativas para embalar meus produtos, pois não quero usar saquinhos plásticos. Estou pensando em fazer embalagens duráveis, daquelas que as pessoas possam levar o produto para casa e depois reutilizar a embalagem para alguma coisa. Parece que a única opção seria embalagens de tecido. Mas também não quero encarecer o produto! "Coisas para pensar", como diz uma amiga minha...

Para embalar as necessaires para presente fiz esta embalagem de voal amarrada com laços de fita. Ficou linda e minha irmã comentou que, se ganhasse um presente assim, não teria coragem de abrir!!!

A cor do laço combina com a cor do produto!


Uma novidade é que criei o meu flickr - (flickr é um aplicativo online de gerenciamento e compartilhamento de imagens). Pretendo colocar as fotos dos meus trabalhos. Quem quiser conferir, o endereço é: http://www.flickr.com/photos/dorisbraunger/

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Sacolas viajando por aí...

Faz um tempão que não atualizo meu blog, né? É que andei meio ocupada, costurando, atendendo encomendas! Algumas amigas viram meu trabalho (aqui no blog e ao vivo, durante uma festa aqui em casa) e vendi algumas peças.

Uma sacola viajou para Recife e esta com decoupage de Amarilis (Hippeastrum hybridum) vai seguir o mesmo caminho. Vão acabar curtindo uma praia. Que inveja!


Esta foi encomenda da Alana - uma mestre apaixonada por joaninhas e disputando uma vaga na polícia militar! Se cuidem!


Esta também foi encomenda, para a Fabiane carregar seus trem:


Esta tem alça mais curta, boa para compras...


Também fiz algumas bolsinhas pequenas, para levar atravessadas no corpo:


Esta é de patchwork e me deu bastante trabalho, a danadinha...

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Sacolas com Decoupage

Estou explorando novas técnicas para aplicações nas sacolas e descobri a decoupage.

Eu só conhecia decoupage em madeira ou vidro, nunca pensei que esta técnica pudesse ser usada em tecidos!!! Dizem que o tecido pode até ser lavado, mas eu mesma ainda não comprovei nada, pois comecei a tentar decoupar umas sacolas ontem!

A estampa fica um pouco "emborrachada", mas o efeito é muito bonito. E no caso destas sacolas, que são feitas de lona - um tecido bem rígido, não tem problema a estampa ficar "pouco maleável".

Estas são as duas que fiz até agora:


Esta foi feita com papel de presente, bem fininho, de seda.


Esta foi feita com guardanapo

.



Este é o próximo!



Acabei de notar que todas as fotos que postei hoje são "meio verdes". Acho que gosto desta cor, ela acalma, nos coloca em contato com a natureza. Acabei procurando o significado do verde e achei isto no site http://www.mistico.com/p/fengshui/decoracao.html :
"VERDE
Decoração: É uma cor muito usada. No chão, nos lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos, complementa madeira e jardins.
Cromoterapia: É a cor da natureza, traz força equilibrada e progresso mental e corporal. Acalma o sistema nervoso e os sentidos. Também significa esperança e satisfação.

Feng Shui: É uma cor neutra que representa o elemento madeira. Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local. Para casas que abrigam pessoas com problemas de saúde, o verde é uma ótima opção."
Bom, né?

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Sacolas de Lona

Você já tem sua sacola para carregar as compras e evitar o uso de tantos sacos plásticos? Estas sacolas são práticas e podem ser muito bonitas. Tem gente chamando de "eco-bag" (que chique!!!) eu chamo de sacola mesmo. As que eu fiz são de lona e bem resistentes. Dá para carregar compras, ir à praia, clube, usar como bolsa...

Eu uso para carregar tralhas de casa para o trabalho, do trabalho para casa... enfim, para carregar os trem...


Esta foi presente para minha irmã Monica (que também adora costurar - viemos da mesma fábrica). Tem um bolso na frente com uma estampa feita com papel transfer.




Esta borboleta também foi estampada com o papel tranfer:




E esta tem um bolso com aplicação em patchwork, feito à mão, com a técnica da virada da agulha.

Detalhe do bolso com aplicação:





Esta é uma foto do minha mesa, acreditem, arrumada...

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Necessaires

Passei o final de semana fazendo o que mais gosto: costurando!


O chato é quando, no meio da tarde de sábado, descubro que falta algum material, como um zíper ou uma cor de linha para fazer um quilt, e não tem mais nada aberto!!! Eu queria morar numa loja de aviamentos!!!

Bem, o resultado foram algumas necessaires, mas faltou um pequeno zíper vermelho para fazer uma miniatura desta com estampa de morangos:





Fica prá depois...




Outras cores do mesmo modelo:



E esta com direito a "porta-qualquer-coisa":





Esta fiz de presente para uma amiga...




Fiz novas almofadas para casa, em dois tamanhos. Elas são acolchoadas, e portanto, bem fofinhas.

Estas um pouco menores, foram para o sofá da sala



E estas, um pouco maiores, foram enfeitar meu banco rústico. Ah! Deixei a Stella tomando conta...




Uma boa semana para todos!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Jardim de borboletas

Outra paixão minha são as plantas, os jardins, as flores.

E, como disse o poeta Mario Quintana, com o jeito simples de um sábio:

“O segredo é não correr atrás das borboletas...
É cuidar do jardim para que elas venham até você.”

Mário Quintana


Eis uma foto de um cantinho do meu jardim, visto da janela do quarto. É pura inspiração...

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Começando o ano diferente

Decidi começar 2008 fazedo uma coisa que nunca fiz - um blog!

Como tenho navegado na net atrás de sugestões de costura, encontrei muitos blogs de pessoas que postam fotos e comentários de seus trabalhos, e aí me inspirei a também colocar fotos na rede para que meus amigos e interessados possam ver o que tenho feito para me distrair. Quem sabe faço novos amigos e aprendo coisas novas!

Adoro costurar. Mas não sei fazer roupas - são muito complicadas, têm que se ajustar ao nosso corpo... O que gosto de fazer são bolsas, sacolas, almofadas, patchwork, necéssaires, porta-coisas, coisas para cozinha - luvas, puxa-saco, enfim, tudo o que der na telha.

Aprendi a costurar com minha mãe quando ainda era muito pequena - fazia roupinhas de boneca, é claro, primeiro com uma agulha na mão, mas logo sentei na máquina de costura - daquelas singer antigas, preta - e me apaixonei.

Agora que já se passaram muitos e muitos anos desde que eu era estilista da Susy e da Puppy* (é, na minha época não tinha barbie!!!) eu finalmente tenho um quartinho no fundo do quintal todo para mim (o sonho de toda apaixonada por costura!), onde posso ficar horas costurando sem precisar "desocupar a mesa para o jantar".
* Qualquer hora vou postar uma foto delas

Pra começar, vou colocar fotos de algumas bolsas que fiz:





Esta eu adoro.

O modelo foi copiado de uma que ganhei da prima de meu marido (a Rita) - era igualzinha a esta, só que azul. Aí ela manchou e eu fiquei muito triste, mas acabei encontrando o aplique parecido e fiz esta marron. É tipo sacola, e eu uso como bolsa.












Esta tem lacinhos para fechar, é toda delicadinha.














Outra marrom, com um forro listradinho.